EDITAL N. 003/2018

SELEÇÃO DE PESQUISADORES PARA O GRUPO DE PESQUISA EM DIREITOS DOS ANIMAIS (GPDA)

A Coordenação do Curso de Direito da UFSM, juntamente com o Grupo de Pesquisa em Direitos dos Animais (GPDA) tornam pública a abertura de vagas para acadêmicos e/ou profissionais interessados em integrar o GPDA e em realizar pesquisa (não remunerada) na área de direitos dos animais, sob orientação das Professoras Nina Trícia Disconzi Rodrigues e Waleska Mendes Cardoso.

Requisitos para a inscrição:
1. Estar regularmente matriculado (a) em curso de graduação ou pós-graduação relacionado à temática da pesquisa (Direito, Ciências Sociais, Filosofia, Biologia, Medicina Veterinária, ou outras áreas afins, desde que justificado na carta de intenções);
1.1 Serão admitidos candidatos externos à UFSM (graduandos ou profissionais) desde que comprovada a capacidade de dedicação à pesquisa mediante análise da documentação exigida;
2. Disponibilidade de, no mínimo, 10 (dez) horas semanais ao projeto (leituras, elaboração de artigos e comparecimento às reuniões);
3. Disponibilidade para participar de reuniões quinzenais (no ano de 2018:
`as quartas-feiras das 17h00 às 18h30)
4. Dominar as regras da ABNT e ter afinidade com a pesquisa e produção acadêmica;
5. Conhecimento de outros idiomas, especialmente leitura e redação;
6. Possuir currículo Lattes cadastrado na base de dados do CNPq.

Do processo seletivo:
1. O processo seletivo ocorrerá pelo preenchimento da ficha de inscrição através do link: https://goo.gl/forms/wcGoUb0Anx3y7eKI2, entrega da carta de intenções, análise do currículo lattes, realização de prova dissertativa e entrevista;
1.1. Serão exigidas: frequência aos encontros, leituras constantes, publicações em periódicos científicos qualificados, ao menos uma produção anual em Qualis A ou B, também no blog do grupo e participação em eventos científicos como apresentador.
1.2. Juntamente com as atividades de pesquisa, a partir de 2018 o GPDA continuara com as atividades de extensão, sendo desejável que os candidatos também apresentem esse perfil.

2. Da ficha de inscrição
2.1 As inscrições iniciam no dia 23 de março de 2018 e terminam no dia 10 de abril 2018;
2.2 A ficha de inscrição será preenchida através de formulário online.
3. Da carta de intenção
3.1 A carta de intenção é uma exposição dos motivos do candidato para participar do grupo;
3.2 A carta de intenção deve ter, no máximo, 2 (duas) páginas e ser redigida em documento Word, com fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 linhas e justificado.
3.3 Os documentos referentes a inscrição devem deverá ser encaminhada para o e-mail <Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.> até o dia 9 de abril de 2018;
3.5 Os alunos que somente se inscreverem e não encaminharem os docs para o e-mail serão excluídos do processo seletivo.

4. Do currículo Lattes
4. A análise do currículo lattes atentará prioritariamente para:
4.1 Publicação de artigos em periódicos;
4.2 Apresentação de artigos em Eventos;
4.3 Participação de projetos de pesquisa.
4.4 O currículo lattes deverá ser encaminhado, junto com a carta de intenções (item 3.3), ao e- mail <Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.> até o dia 9 de abril de 2018;
4.5 A realização da inscrição sem o envio do currículo lattes e/ou da carta de intenções implicará a exclusão do candidato do processo seletivo;

5. Da prova dissertativa
5.1 A prova dissertativa consistirá em questões referentes aos seguintes textos:
5.1.1 DISCONZI, N. T.; FERRARI, A. F. O Direito a objeção de consciência à experimentação animal em práticas didáticas. Direitos Fundamentais & Justiça, v. 26, p. 160, 2014.

LINK para acesso :

5.1.2 NACONECY, Carlos. A Discriminação Moral contra Animais: o Conceito de Especismo. Revista Diversitas, v. 4, p. 21, 2016.

LINK para acesso :

5.2 A prova dissertativa será aplicada no dia 10 de abril de 2018, às 14h, na sala 508 do Prédio da Antiga Reitoria (UFSM).
5.3 A prova terá duração de 2h30min (uma hora e trinta minutos);
5.4 O candidato não poderá levar material para consulta, apenas caneta esferográfica da cor preta ou azul;
5.5 A prova a terá peso 10,00;
5.6 O valor mínimo para o candidato ser aprovado corresponde ao acerto de 70% das questões.

7. A entrevista será realizada dia 11/4, as 14 horas, na sala 403 Coordenação do Curso de Direito, no 4 andar do prédio da antiga reitoria, na Rua Floriano Peixoto, numero 1184, centro. Todos os alunos que se submeterem a prova escrita irão para a entrevista. Os alunos serão entrevistas por ordem alfabética.

Santa Maria, 22 de março de 2018.

Nina Disconzi e Waleska Mendes Cardoso